O coxim do motor do Fiat Toro (também do Renegade e Compass, mesma peça a maioria das vezes) é uma peça de metal e borracha que fixa o motor à carroceria e absorve vibrações. Quando ele começa a falhar, os sinais são relativamente claros — e ignorá-los pode gerar danos maiores.

Na data de hoje, 05/09/25, há vários relatos de proprietários de Fiat Toro — especialmente alguns modelos como a Volcano 2.0 Turbo Diesel — reclamando de desgaste prematuro ou quebra frequente dos coxins do motor. Em casos extremos, donos relatam ter trocado a peça a cada 3 ou 4 meses, mesmo dentro da garantia, o que indica que, para certas unidades, o problema pode ser recorrente. Acreditamos que o fabricante deva estar empenhado na solução do problema, verifique por eventual recall para o seu carro.

Possíveis causas apontadas

  • Qualidade ou projeto da peça: alguns mecânicos sugerem que determinados lotes ou versões de coxim não suportam bem as vibrações e esforços do motor.
  • Condições de uso: uso frequente em vias irregulares, com mais torção e impacto, acelera o desgaste.
  • Diferença entre versões: há relatos de que coxins de versões como a Toro Ranch seriam mais resistentes.
  • Fatores mecânicos associados: desalinhamento, vibração excessiva ou problemas no câmbio podem sobrecarregar o coxim.

Sintomas de coxim de motor danificado

  • Vibração excessiva no volante, painel ou pedais, mesmo em marcha lenta.
  • Ruídos metálicos ou batidas secas ao arrancar, trocar de marcha ou passar em irregularidades.
  • Motor desalinhado, "torto" ou “caído” dentro do cofre, visível a olho nu.
  • Desgaste prematuro de mangueiras, cabos e correias devido a movimentos anormais do motor.
  • Dificuldade no engate de marchas ou sensação de tranco ao acelerar/desacelerar.

Quando é realmente hora de trocar

Você deve considerar a substituição quando:

  1. Os sintomas acima são constantes e não apenas ocasionais.
  2. Há fissuras, rasgos ou deformações visíveis na borracha do coxim.
  3. O motor se desloca excessivamente ao acelerar ou frear (mecânico pode testar forçando o motor com o carro parado).
  4. O barulho aumenta progressivamente e começa a afetar o conforto e a segurança.
  5. O coxim está rompido — andar assim pode causar danos ao radiador, ao câmbio e a suspensão.

Dica prática:

Não é preciso trocar “por quilometragem” — a troca é por condição da peça. Em uso normal, um coxim pode durar anos. Se o carro roda muito em vias ruins ou com carga, a inspeção deve ser mais frequente.

Para comprar a peça, acesse: https://www.fiatpecas.com.br/produtos/kit-3-coxim-motor-toro-renegade-compass-2-0-diesel-mopar-52049745-52042925-52004329/