Nesta data, 08/08/25, existe a informação de que coletor de admissão da Fiat Toro com motor 2.0 Multijet diesel (é amesma peça para os Jeep Compass e Renegade) tem apresentado problemas recorrentes, especialmente relacionados à carbonização interna e, em alguns casos, trincas na peça que levam ao vazamento de líquido de arrefecimento. O fabricante deve estar trabalhando em uma solução. Nossa opinião é que esse tipo de falha ocorre por conta do perfil do brasileiro, que usa um veículo projetado para o trabalho como se fosse um carro de passeio urbano. Por outro lado, o fabricante deveria conhecer o perfil do seu cliente ao colocar um produto no mercado.

Por que o coletor de admissão estraga?

1. Carbonização excessiva

- O principal problema é o acúmulo de resíduos de carbono nas paredes internas do coletor, válvula EGR e borboleta.
- Isso ocorre devido à recirculação dos gases de escape (sistema EGR), especialmente em condução urbana e em baixas rotações.
- Sintomas incluem perda de potência, aumento no consumo de combustível, falhas na ignição e luz de injeção acesa.

2. Trincas e vazamentos

- Alguns coletores apresentam trincas estruturais, que causam vazamento de líquido de arrefecimento.
- Esse defeito exige substituição da peça, pois compromete o funcionamento do motor e pode gerar superaquecimento.

Precisa ser trocado com frequência?

Não necessariamente. A troca do coletor de admissão não é considerada manutenção periódica, mas sim corretiva, quando há falhas graves como trincas ou carbonização extrema. No entanto:

- A carbonização pode começar a afetar o desempenho a partir dos 40.000 km, sendo comum a necessidade de limpeza ou intervenção entre 50.000 e 80.000 km, dependendo do uso e da manutenção.
- Em casos mais leves, uma limpeza química ou mecânica pode resolver sem necessidade de troca.
- Em casos graves, a substituição pode custar caro, incluindo limpeza completa, troca de correia e bomba d’água.

Dica: Como prevenir

- Use diesel S10 de boa qualidade.
- Evite condução excessiva em baixas rotações.
- Faça manutenção preventiva regular, incluindo limpeza da admissão e inspeção da válvula EGR.
- Considere o uso de produtos descarbonizantes durante revisões.

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